quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Defina o que, como, quando e onde.

Escolhido o destino, época e compradas as passagens, passe a verificar o que você pretende ver, fazer ou visitar, de acordo com o tempo disponível e com seu gosto. Se você mora em alguma capital, procure verificar se existe consulado do país escolhido na cidade. Se sim, recomendamos como primeiro ato, ir até lá se informar e adquirir mapas, guias e outros materiais sobre o país. Normalmente isso é oferecido gratuitamente. Se não houver consulado na sua cidade, tente entrar em contato e tirar dúvidas por e-mail ou telefone. Outra dica é procurar por guias de viagem em livrarias. Eles são bons para começar o planejamento do roteiro de atividades. Nós recomendamos assinalar o que for de interesse e procurar na web, em sites oficiais preferencialmente, por conterem informações mais atualizadas.

Baseado nisso, comece a procurar o local de hospedagem. Aconselhamos conhecer os lugares saindo para dar uma volta a pé. Essa é a melhor maneira de conhecer a cidade, fotografar, observar costumes e arquitetura, etc. Para tanto, cruze os seus destinos de interesse, com os hotéis, escolhendo preferencialmente um hotel próximo à maior quantidade possível de lugares a serem visitados. Pegar um hotel mais afastado pode ser mais barato, mas significa gastar mais com transporte, portanto veja o que vale mais a pena.

Ao escolher os lugares a visitar, verifique cuidadosamente o horário e dias de funcionamento. O ideal, é planejar cada dia de estada com os lugares a visitar, por proximidade. Por exemplo, dia 1, escolha uma área da cidade, e visite o máximo de locais nas proximidades... assim, nos dias seguintes você pode ir para outras áreas, aproveitando o máximo do tempo. Planeje roteiros alternativos, para em caso de chuva, você não ser pego desprevenido.

Conheço gente que baseia seus passeios em tours de ônibus, ou voltas de taxi pela cidade. Aí você vai conversar com ela sobre tal coisa e ela nem sabe do que você está falando. Claro, passou batido pelos lugares. Ande a pé, e use o transporte coletivo para ir para um determinado ponto de partida para seu roteiro do dia. Se a cidade possuir metrô, leve consigo um mapa das linhas e estações. Metrô é um meio prático, rápido e muito barato de se locomover pela cidade.

Em resumo, leia. Leia muito sobre o lugar. Pesquise, entre em sites da prefeitura, veja os pontos turísticos recomendados, entre em blogs, se informe de lugares alternativos (não tão óbvios)... até a Wikipedia tem boas sugestões e conta a história dos locais, que pode ser bem interessante de conhecer, se você se interessa em conhecer a história local.

Imprevistos irão ocorrer, sempre... o mundo não é uma máquina programada para sair sempre certinha. Mas se você tiver tudo bem definido, evitará uma série de problemas simples, e tirará o máximo da sua viagem.

Um comentário:

  1. Hi I am visit your post and read content. Your blog and services are very nice. I am very impressed from your service.
    Office Desk

    ResponderExcluir